Redes Colaborativas Nacionais e Internacionais

Rede das Escolas Associadas da UNESCO Magalhânicas

Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

A UNESCO assegura a liderança global e regional na educação a fim de fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo desde a infância até à idade adulta, para responder aos desafios globais, através da educação. Como única agência das Nações Unidas com mandato para trabalhar esta temática, o trabalho da UNESCO e da Rede SEA abrange o desenvolvimento da educação desde o pré-escolar até ao ensino superior, incluindo o ensino técnico e profissional e de formação, e a educação não-formal.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 182 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

Unesco Portugal

Uma educação de qualidade no coração do desenvolvimento.

Rede de Escolas Magalhânicas

Constitui um dos objetivos do Programa para as Comemorações do V Centenário da primeira viagem de Circum-navegação comandada por Fernão de Magalhães estimular a criação de uma Rede de Escolas Magalhânicas (REM), através da disponibilização de uma plataforma digital única, com vista a constituir-se como um espaço de intercâmbio internacional.

A REM visa envolver alunos e docentes das Cidades de Magalhães, permitindo a partilha de conhecimentos, de experiências e de materiais didáticos, de modo a reforçar o interesse pelas personagens e pelos episódios da história da expansão marítima assim como tenciona, igualmente, promover a inovação pedagógica, que induza a novas formas de aprendizagem, e ao sucesso educativo, numa perspetiva humanista e inclusiva, enraizada nos princípios da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Com a criação da REM pretende-se constituir um espaço de partilha e disseminação de conhecimento e de intercâmbio entre estabelecimentos públicos de educação e ensino (Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas, Escolas de Ensino Artístico Especializado, Escolas Profissionais, Escolas Portuguesas no Estrangeiro, Escolas do Ensino Particular e Cooperativo e as demais Escolas que integram a Rede Mundial de Cidades Magalhânicas), promotora do legado da primeira viagem de circum-navegação.

Plano de Atividades Rede de Escolas Magalhânicas – REM

Rede Mundial de Cidades de Magalhães

Há cinco séculos, graças às viagens de expansão marítima, os mares e oceanos tornaram-se um importante meio que favoreceram múltiplos contatos entre povos muito distantes, e com isso a primeira interpretação prática do multiculturalismo. Entre essas viagens, destaca-se a primeira Circum-Navegação da Terra promovida por Fernão de Magalhães e culminada por Juan Sebástian Elcano, considerado o maior feito náutico realizado pela humanidade.

A partir desse momento, surgia o conceito de globalidade, inconscientemente, mas de forma retumbante. Esta globalidade deu caráter às expansões comerciais, religiosas, culturais e, consequentemente, militares e políticas. Embora a epopeia daquela viagem não tenha servido para amortizar um Império que crescia sem medida, nem sequer foi suficiente para custear as despesas da viagem, contudo, contribuiu para o maior avanço já obtido até então: a confirmação definitiva da redondeza do planeta e a universalização do conhecimento.

Hoje, como no século XVI, o mundo encontra sintomas de asfixia existencial: crise económica, guerras, crises energéticas e alimentares, mas sobretudo uma crise de valores, daí a necessidade de recuperar velhos princípios e desenvolver novos. Aqueles que orientam a bússola social para modelos globais mais participativos e solidários. Esses tempos exigem esforços imaginativos que mais uma vez promovam a universalização do conhecimento sem desfalcá-lo.

A Comemoração do V Centenário da Primeira Circunavegação do Mundo é uma efeméride tão importante quanto a extensa e exaltada é memória que, em todo o mundo, se tem da mesma.

Neste sentido, a criação da Rede Mundial de Cidades de Magalhânicas reforça a visão simbólica e estratégica do referido acontecimento histórico e promove as formas de compreensão e colaboração de um mundo repleto de diversidades, mas também tendendo à unificação de critérios e valores.

O objetivo da Rede Mundial de Cidades de Magalhães é, assim, dar forma a uma frente comum e constituir uma rede de cooperação entre as várias cidades envolvidas.

Red Mundial Magallanica

Rede Mundial de Universidades Magalhânicas - Pela Pesquisa, a Ciência e a Cultura

A Rede Mundial de Universidades Magalhânicas (RUMA) constitui uma plataforma científica e académica criada em torno do aniversário do V Centenário da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

A RUMA é formada por académicos e cientistas, professores, universidades e centros de pesquisa e formação que marcam o percurso histórico da viagem e que estão relacionados. Os investigadores e professores das universidades realizam um trabalho em REDE cujo objetivo principal é analisar e divulgar o impacto da navegação na construção do mundo global até aos dias de hoje.

Nesta REDE académica universitária, que reúne mais de 60 cientistas de 20 universidades e centros de investigação e formação, de dez países e de cinco continentes, coordenam-se estudos, análises e contribuições de saberes e conhecimentos, abrangendo o mais extenso catálogo de disciplinas científicas, que incluem desde história, património artístico e cultural, geografia, etnografia, arquitetura, antropologia, literatura e linguística, ciências naturais, náuticas … até oceanografia, climatologia ou biologia marinha. E que se relacionam entre os espaços europeus, africanos, americanos e asiáticos ligados a partir desta viagem. Se somarmos o ORCID (Open Researcher and Contributor ID) do conjunto dos pesquisadores da RUMA como um todo, e o peso académico dos centros a que pertencem, é inquestionável que esta é uma das mais poderosas Redes Académicas da atualidade, com distribuição de pesquisadores e internacionalização de estudos, em escala mundial, que a torna única

É função da RUMA planear o programa de trabalho, ou desenvolver os já em curso, em estreita colaboração com as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais associadas à candidatura, em todos os domínios acima mencionados e outros que possam surgir, a partir de iniciativas, ideias, projetos ou linhas de interesse, apresentadas por cada um dos académicos, cientistas e professores das universidades e centros de pesquisa que compõem a RUMA.

Universidades e Centros de Pesquisa com professores e pesquisadores atualmente integrados na REDE (2022):

Portugal

Universidade Nova de Lisboa| FCSH

Universidade de Lisboa | FLUL

Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

Politécnico do Porto

Academia de Marinha

Cátedra Unesco “O Património Cultural dos Oceanos” | FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Espanha

Universidad de Sevilla

Universidad Pablo de Olavide

Universidad Loyola Andalucía

Universidad de Cádiz

Universidad de La Laguna

Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Cabo Verde

Universidade de Cabo Verde

Brasil

Universidade Federal Fluminense

Uruguai

Universidad Católica del Uruguay

Universidad de la República

Argentina

Universidad de Buenos Aires

Universidad Nacional de la Patagonia Austral

Chile

Universidad de Magallanes

Universidad Austral de Chile

Universidad de San Sebastián

Guam

University of Guam

Filipinas

University of Cebu

Timor Leste

Universidade Nacional Timor Lorosa’e

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