V Centenário da Primeira Circum-Navegação a partir Portugal
Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães
| 2019-2022
Em Portugal, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM), teve o desígnio de organizar e promover as diferentes comemorações associadas aos 500 anos da primeira volta ao mundo, em articulação com as de mais instituições de ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas.
Em 1519, Fernão Magalhães, acompanhado por 237 homens e com uma frota de cinco navios, iniciou aquela que seria a Primeira Viagem de Circum-Navegação do planeta, uma odisseia épica de três anos que alterou para sempre as ideias que o mundo ocidental tinha sobre o cosmos e a geografia, demonstrando, através da existência de um estreito de circulação entre o Atlântico e o Pacífico, a intercomunicabilidade dos oceanos.
A herança cultural desta viagem e a sua relevância no plano patrimonial mantêm-se até aos dias de hoje a nível global. A universalidade deste marco histórico continua a renovar-se atualmente: Fernão de Magalhães, que em tempos deu nome a diversos locais à volta do globo, dá hoje nome a duas galáxias próximas da via láctea e à sonda espacial enviada para a órbita do planeta Vénus.
Entre 2019 e 2022 a EMCFM organizou, em parceria com diversas entidades locais, nacionais e internacionais uma série de iniciativas que pretenderam aludir, como marco da expedição, à sua importância no domínio simbólico, histórico-cultural e científico.
Na dependência do membro do Governo responsável pela área do Mar, a EMCFM integra elementos com funções de elaboração do programa, acompanhamento e monitorização da implementação das comemorações junto dos serviços das respetivas áreas de governo.
O programa das comemorações proposto pela Estrutura de Missão, e aprovado pelo Governo, integrou uma matriz estratégica e um conjunto de conteúdos programáticos, bem como os respetivos calendários e a identificação das entidades promotoras. Integra ainda reflexões prévias sobre os modelos de gestão e de comunicação propostos para a implementação das comemorações.
Teve por principal objetivo a adequada celebração do V Centenário da Primeira Circum-Navegação, sinalizando-se um dos mais relevantes eventos da Humanidade, determinante para a compreensão da contemporaneidade e da identidade nacional, num quadro de cooperação e globalização crescentes, sendo de destacar, no programa, a criação de condições para a celebração condigna nas suas vertentes de ação externa e desenvolvimento regional, bem como nas vertentes cultural e científica, bem como o relevante impacto económico que uma iniciativa destas representa.
A elaboração do programa resultou de um processo de trabalho conjunto entre a Estrutura de Missão e as respetivas áreas governamentais, bem como da audição de um alargado número de entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras
Link na imagem abaixo
Contudo, a partir de março de 2020, em consequência da pandemia associada à COVID-19, o mundo entrou em confinamento geral.
Tal situação obrigou à revisão de todo o programa celebrações, sendo necessário adaptá-lo às novas condições sociais, económicas e de saúde pública, impostas pelas medidas necessárias ao combate à pandemia.
Foi conferida a adaptabilidade necessária face às circunstâncias que, numa conjugação entre as condições possíveis e a opção, preferencial, por formatos baseados na Internet – webminar, live streaming ou conteúdos audiovisuais – permitiram a concretização de um número alargado e diversificado de ações.
De salientar, a grande determinação das diferentes entidades parceiras, públicas e privadas, que permitiu encontrar formas resolutivas de planear e concretizar inúmeras atividades mantendo viva, desta forma, a missão da EMCFM: preservar o legado de Fernão de Magalhães e da expedição que culminou na primeira viagem de Circum-Navegação.
A maioria da atividades desenvolvidas podem ser consultadas nos canais de comunicação oficiais das comemorações:
Em sede das Reuniões da Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação foram também apresentados relatórios de atividades.